13 novembro 2006

Wimax para todos!


Olá pessoas,
Hoje falarei sobre Wimax. Sem dúvida, esta tecnologia é a que mais promete em termos de conexões de localidades remotas há um custo relativamente barato.
No início deste ano (2006), eu concluí minha especialização sendo o tema de minha monografia o Wimax. Eu e meu amigo Adamor Martins fizemos um estudo de uma rede alternativa para a rede METROBEL (Rede Metropolitana de Belém).
O Prof. Dr. Abelém, da UFPA, é o principal responsável pelo projeto da METROBEL e ele foi nosso orientador.
Aos que ainda não ouviram o termo Wimax, posso dizer a “grosso modo” que é uma tecnologia de rede Wireless de longa distância.

Aí você pergunta... mas o que é Wireless ???

Bem, no seu local de trabalho, caso exista mais de um computador, certamente eles estão ligados em Rede. Sim isso mesmo, Rede de Computadores.
Quando através de cabos (aquele cabo azul que fica ligado atrás do computador) ligamos dois ou mais computadores, dizemos que eles estão em rede. Quando me referi ao cabo azul, saiba que ele pode ter outras cores, mas por padrão ele é azul.
Até que certo dia chega uma nova tecnologia e não precisa mais de cabos para ligar os computadores em Rede.

Novamente você pergunta... mas como, isso é mágica ???

Nada disso, sabe o seu radinho de pilha, como você consegue escutar sua rádio ??? Acho que essa pergunta você nunca se fez né.
Para que você possa escutar sua estação favorita (ou não), no local físico onde está sua estação, existe uma antena beeeeemmmmmmm grandoooooonaaa que transmite o sinal de rádio, que aqui vamos chamar “ondas de rádio”. Que por sua vez chega até seu rádio e você consegue escutá-lo perfeitamente.
Sendo que a transmissão é feita somente no sentido da sua estação para o seu radinho (Simplex).

Ok, ok... vou explicar o que é esse tal de plex.

Na verdade para cada de tipo de transmissão, podemos diferenciá-la quanto ao seu modo de transmissão.
- Simplex: quando a transmissão é feita somente em um sentido, no caso da transmissão de TV, FM, AM
- Half-Duplex: Quando a transmissão é feita nos dois sentidos, mas não simultâneos. Exemplo, os rádios amadores, daqueles que os caras falam bla bla bla cambio, o outro lada fala mais um pouco e cambio.
- Full-Duplex: Quando a transmissão é feita dos dois lados simultaneamente. Exemplo mais comum é o telefone.

Bem, tudo isso só pra explicar como é que funciona o Wireless e isso é o básico do Wireless.
Agora que você já sabe que os micros pode ser ligados em Rede via Wireless que por sua vez transmite utilizando ondas de rádio (Full-Duplex) e não precisa de cabos. Fica bem mais fácil entender o Wimax.
O Wimax é um Wireless aumentado em sua capacidade de transmissão. Enquanto que as redes wireless podem chegar a um alcance de até uns 500 m (isso abusando da sorte e sem obstáculos), as redes wimax podem chegar a uma distância de até 50 Km e a uma velocidade bem maior.
Por isso que falo que o Wimax é uma revolução e as empresas e o governo brasileiro já estão de olho nisso. Já existem vários projetos para viabilizar o acesso a internet a localidades bem distantes.
Ser não me engano no interior do estado do Amazonas isso já é uma realidade. Aqui no estado do Pará, também já existem localidades conectadas utilizando-se de tecnologia Wimax para o ensino a distância.
Quem mais vai lucrar com tudo isso ? São as empresas que vendem produtos para Wimax ?
Nada disso, somos todos nós, aprendendo e educando in-loco ou não, graças ao Wimax.

Abraços,

Nenhum comentário: