10 maio 2007

Vá dormir, deixa que o micro desliga sozinho !


Se você é daqueles (assim como eu) que fica madrugada a inteira fazendo downloads quase intermináveis e quando acorda de manhã o micro ainda está ligado.
Seus probremas se acabaram-se ...

Bem, sei que essa dica é das mais fáceis e muitos já utilizam. Mas não custa nada repassar conhecimento :)

Quando eu usava (a long time) o rwindows, tinha um programa que eu programava em quantos minutos eu agendava para que o micro fosse desligado.
Aqui no Ubuntu eu senti falta de um programa assim.
Acabei por encontrar o GShutdown que é muito simples de usar, mas ele insiste em não funcionar aqui no meu micro.
Para resolver isso, eu uso o comando shutdown no console.
Basta eu digitar sudo shutdown -h x
Onde x é o valor em minutos que seu micro será desligado, exemplo:
shutdown -h 30
Seu micro será desligado em 30 minutos.

shutdown -h 0
Desliga imediatamente

obs: não esqueça do sudo no início, se não ... pow, seu micro não desliga.

Algumas opções mais usadas no comando shutdown:
-r Reinicia (boot) o sistema depois de terminada a seqüência de desligamento
-h Paralisa (halt) o sistema depois de terminada a seqüência de desligamento. Não reinicia a máquina.
-k Manda a mesangem de desligamento, mas não inicia a seqüência de desligamento.
-f Faz a carga de sistema rápida sem a checagem de discos.
-F Força uma checagem dos discos quando for reiniciar o sistema.

Reconheço a simplicidade deste post, mas espero que ele possa ajudar alguém, assim como ele me ajuda todos os dias.

Um comentário:

Leandro disse...

Boa dica!