17 março 2008

Dois segundos ...


Exatos dois segundos, esse foi o tempo que demorei pra ter certeza que sou adepto do Software Livre.
No último sábado, meu primo foi um tanto desesperado lá em casa pedindo que eu o ensinasse MySQL, HTML, PHP ... essas coisas Web.
Ele tava quase "pedindo pra sair", pois a diretora da escola que ele trabalha, solicitou que ele (professor de geografia) fizesse o site da escola. O cara tinha razão de estar apavorado. Até onde eu sei, nas aulas de geografia a gente não vê matérias de informática. Claro que nada impede que um professor de geografia ou outra matéria possa construir um site.
Mas aí veio aquela pergunta mágica dele ... cara tu me ensina ??? ...
Aí veio aqueles dois segundos de reflexão e um filme todo passou na cabeça.
Lembro que há pouco mais de um ano, eu passei pelo mesmo sufoco. Não sabia nada de PHP, MySQL, etc... E tinha um grande desafio, criar um site pra uma escola (também era uma escola).
Não apareceu um cristão na terra pra me ensina pelo menos um "body" em html. Eu navegava no Google parece um desesperado até que encontrei as três letras mágicas "CMS" Content Manage System (Sistema gerenciador de Conteúdo).
Foi quando eu conheci o Joomla. Bem isso é uma outra história e bem longa.
Voltamos ao desespero de meu primo. Nesses dois segundos eu pensei, "ele que se vire, ninguém me ajudou quando precisei".
Mas eu também pensei, "eu falo tanto em Software Livre, tenho que praticar também o Software Livre".
Lembrei também quando o Mazoni veio aqui no PRODEPA e falou muita coisa boa do Software Livre que eu ainda não conhecia.
Abaixo segue uma entrevista do Mazoni. Repare quando ele fala "formos educados para competir e não para colaborar. O Software Livre Mudou isso"


[]'s
Sérgio Rodrigues

2 comentários:

Roberta Danemberg disse...

Li uma pergunta sua antiga num forum, em que queria dica de hospedagem para Joomla. Estou buscando uma legal, vc indica alguma?
Obrigada!

Unknown disse...

De tantos problemas com hospedagem, eu criei a minha.
www.2ss.com.br

[]'s
Sérgio Rodrigues