31 março 2008

Ônibus Escola ou Escola Ônibus? Tanto faz!


No período de 27 a 29 de Março, aconteceu a Interdidática 2008 - Feira das Indústrias e Fornecedores de Produtos, Serviços e Tecnologias da Educação.
Nesta feira (logicamente que eu não fui, devido a instabilidade financeira dos EUA), foram apresentados vários produtos. Entre eles, o que me chamou a atenção foi a unidade móvel de inclusão digital de Cravinhos, que consiste em um ônibus com 14 computadores de tela LCD, internet, televisão de 29 polegadas e ar condicionado..
Certamente já vi outros laboratórios móveis, mas esse é bem equipado e tem um projeto de Inclusão Digital bem legal.
Não encontrei maiores detalhes sobre os recursos tecnológicos utilizados, principalmente os Softwares.
O que consta no site da Prefeitura de Cravinhos é que o projeto utiliza o Visual Class, mas não informaram a versão. Sei que existe uma versão em Java, mas não sei se é essa a utilizada.
Bem, o que de fato importa é o projeto e seu alcance. Segue abaixo o texto retirado do site de Cravinhos.
Sinceramente, a prefeitura de Cravinhos está de Parabéns. Espero encontrar outros projetos desta natureza.

A Prefeitura Municipal de Cravinhos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura fazem desta tecnologia uma forma de inclusão digital para todos, incluindo adultos e crianças. As aulas de informática, secretariado, dentre outras, serão ministradas por funcionários da prefeitura que foram treinados especificamente para isto. O ônibus percorrerá pelos bairros da cidade aos sábados.

No momento os programas instalados são somente os básicos, mas a capacidade poderá ser ampliada com a implantação de cursos de informática profissionalizantes. Poderemos até mesmo fazer parcerias com indústrias”, disse Carrascosa. Durante a Interdidática 2008 Dirigentes do Setor Público na Educação poderão conhecer esta importante solução que visa aumentar a inclusão digital para todos.

Estavam presentes na feira Raimundo Sousa, diretor da Athos, empresa que desenvolveu a unidade móvel e Celso Tatizana, autor do projeto dos Softwares, Visual Class, usados para a educação.

Nenhum comentário: